terça-feira, 8 de novembro de 2016

Célio Reis é escolhido pelos associados da Acib como o Empresário do Ano de 2016

Emílio Parolini (Federaminas), Célio Reis e Ronaldo Ferreira (Acib)


No dia 12 de novembro, o empresário barrosense Célio Reis estará na cidade de Contagem/MG, onde será premiado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais, a Federaminas, no evento Mérito Empresarial 2016, juntamente com centenas de outros empresários do Estado. O evento será promovido no no Actuall Convention Hotel.

A homenagem acontece em razão da escolha do nome de Célio como o Empresário do Ano de 2016 na cidade, em votação realizada junto aos empresários filiados à Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso (Acib). A noite de homenagens contempla a programação do XIX Congresso das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais, que acontecerá de 10 a 13 de novembro. 

No dia 22 de outubro passado, Célio recebeu homenagem simbólica no evento "Melhores do Ano", da Acib, realizado dentro da 11ª Semana do Empreendedorismo. Na oportunidade, ele já teve contato com o presidente da Federaminas, o empresário Emílio Parolini, que prestigiou o evento em Barroso.

No ano de 2015, o nome escolhido pelos associados foi o de Weliton da Silva Mendes, proprietário da Imobiliária e Empreendimentos Mendonça. Na ocasião, o evento realizado pela Federaminas foi no Palace Casino, em Poços de Caldas, quando cerca de 100 empresários do ano participaram das homenagens. A solenidade foi prestigiada por mil pessoas, entre autoridades, líderes empresariais, homenageados e seus familiares e convidados.


Sobre o homenageado

Célio Reis é nascido em Barroso, em 30 de julho de 1952, filho de Darcy Reis e Geralda Graçano Reis. Seu pai, um empresário na área de mineração e indústria, era considerado, em sua época, um homem de destaque nos negócios.

Em 1974, Célio iniciou sua graduação em Engenharia Metalúrgica na Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), finalizando no ano de 1978. No ano seguinte, foi trabalhar na empresa Usiminas, na cidade de Ipatinga, ocupando o posto de Assistente e em seguida Gerente do Setor de Laminação de Tiras a quente. Também atuou como coordenador de uma Equipe de Pesquisa, sendo autor de dez publicações técnicas de abrangência internacional e duas patentes que contribuíram para a otimização da cadeia de produção global de aço.

Trabalhou na Usiminas por oito anos e, em 1987, retornou à sua cidade natal com o propósito trilhar novos caminhos profissionais. Nestes anos, mas em Ipatinga, casou-se com Solange e teve três filhos: Leandro, Nádia e Mariana. Já mesmo em 1987, Célio fundou com seu pai a empresa Cemtal, no ramo de mineração. E a partir de então, iniciou sua jornada empreendedora como fundador e acionista das diversas empresas, que atuam no mercado até os dias atuais, sendo elas:

Cemtal – Cerâmica, Mineração e Transporte de Aço Ltda: Iniciou suas operações em 1987, foi pioneira e protagonista de um novo modelo de mineração de calcário na região, trabalhando com produtividade de nível internacional;

Cimec - Cimento e Concreto Ltda: Iniciou suas operações em 1997. A Cimec foi concebida com um novo perfil de empresa de concreto devido a seu projeto ambienómica, pois utiliza refugos das minerações de calcário para fabricar areia e brita. A Cimec está presente em 6 cidades da região, com unidades em Barroso, Barbacena, São João del-Rei, Ouro Branco, Santos Dumont e Juiz de Fora.

MGR – Mineração Graçano e Reis Ltda: Iniciou suas operações 1997, atuando na venda de serviços na área de mineração e pesquisa mineral.

Agrocan – Agropecuária Caminho Novo Ltda: Iniciou suas operações em 2004, no segmento de Agronegócio na cidade de Antônio Carlos – MG.

Petraminas Mármore Ltda: Iniciou suas operações de desenvolvimento de jazida no ano de 2009. A Petraminas foi concebida para produção de blocos de pedras ornamentais de alto padrão. As matérias-primas fora dos padrões dimensionais, que seriam descartadas na natureza sob a forma de passivo ambiental, são transformadas em produtos acabados de primeira linha. Os mármores Petraminas são conhecidos internacionalmente, fazendo sucesso em feiras nacionais e internacionais. A empresa está se consolidando como exportadora de blocos e produtos manufaturados de mármores originados da cidade Barroso.

Minerfert Ltda: Iniciou suas operações em 2016. Empresa concebida com um centro de pesquisa voltado para o desenvolvimento de recursos naturais, instalada na cidade de Barroso. Seu foco principal é a produção de base mineral para alimentos na cadeia da agronomia e também de produção de proteínas. Seu objetivo principal é a criação de novos negócios na área da indústria química e de alimentos.